Sujestões para desenvolvimento de grupos!

O desenvolvimento dos grupos deve ser planejado, monitorado e revisto como qualquer outro processo que é gerido, só assim se conseguirá ter um controle do grupo, fazendo ênfase nos objectivos, tarefas, progressos, problemas, etc.

Um grupo deverá desenvolver-se baseando-se em três aspectos fundamentais: a comunicação, a colaboração e a coordenação que deverá existir entre todos os seus membros.

A comunicação deverá ser equilibrada, todos deverão participar nas discussões, os "fala barato" deverão conter-se e os "tímidos" deverão esforçar-se em participar. Tudo isto porque como alguém uma vez disse: falar é uma necessidade, escutar é um talento.

Cada vez mais é importante que um empregado possua capacidade para trabalhar em grupo e espirito de equipa, porque simplesmente é isso que as empresas querem dos seus empregados.

Sabendo ouvir, expressando claramente as nossas ideias, reconhecendo os méritos dos outros, criticando objectiva e construtivamente, sabendo enfrentar as falhas e confrontar ideias, evitando soluções simplistas, pensando sempre no grupo e nas tarefas a desenvolver; heis algumas das maneiras para contribuir para a formação de um grupo de trabalho bastante coeso e preparado, para resolver as tarefas que lhes sejam destinadas , de uma maneira rápida e eficiente.

Acelerando o Desenvolvimento de Grupos




Atualmente as empresas tem tempos críticos para realizar a maioria das suas tarefas, muitas das quais são realizadas por várias pessoas a trabalhar em grupo. Por tal motivo torna-se necessário acelerar o processo de formação e desenvolvimento dos grupos de maneira a que eles consigam chegar a um ponto de madurez bastante aceitável que lhes permitam alcançar os seus objectivos no menor espaço de tempo possível, porque como se costuma dizer "o tempo é ouro" nas organizações.

Para atingir um rápido desenvolvimento é uma práctica bastante boa, a de nomear e se necessário instruir e treinar uma pessoa membro do grupo (a group facilitator) que terá como missão a de dinamizar o grupo atraindo a sua atenção para o processo de desenvolvimento do grupo, sugerindo estruturas e prácticas que sirvam de base ao grupo e realçando os progressos nas actividades do grupo.

Mas será importante que esta tarefa de "facilitator" ou dinamizador seja executada por todos os membros do grupo por igual, para evitarmos qualquer hierarquização do grupo, donde alguns comecem a dominar sobre os outros. Se esta responsabilidade for reconhecida e assumida por todos, desde o começo, será bem provável que o grupo não tenha que passar pela fase de "storming" ou desacertos, passando logo para uma fase mais adiantada no desenvolvimento de um grupo, a fase de "Norming" ou estabelecimento de regras.

COMPONENTES PRINCIPAIS DO FUNCIONAMENTO DO GRUPO:

No estudo do funcionamento do grupo, cabem várias indagações a respeito dos componentes principais, como seguem:

OBJETIVOS• Há um objetivo comum a todos os membros do grupo?
• Até que ponto este objetivo é suficientemente claro, compreendido e aceito por todos?
• Até que ponto os objetivos individuais são compatíveis com o coletivo e entre si?

MOTIVAÇÃO• Qual o nível de interesse e entusiasmo pelas atividades do grupo?
• Quanta energia individual é canalizada para o grupo?
• Quanto tempo é efetivamente devotado ao grupo (em termos de freqüência, permanência, ausência, atrasos, saídas antecipadas)?
• Qual o nível de envolvimento real nos problemas e preocupações do grupo?
• Até que ponto há participação plena e dedicação espontânea nos processos de grupo?

COMUNICAÇÃO

• Quais as modalidades mais características de comunicação no grupo?
• Todos falam livremente ou há bloqueio e receio de falar?
• Há espontaneidade nas colocações ou cautela deliberada?
• Qual o nível de distorção na recepção das mensagens?
• Há troca de feedback, aberto e direto?

RELACIONAMENTO• As relações entre os membros são harmoniosas, propícias à cooperação?
• As relações harmoniosas são apenas superficiais, de aparente cordialidade ou permitem real integração de esforços e afetividade que levam à coesão do grupo?
• As relações mostram-se conflitivas e indicam competição, clara ou velada, entre os membros?
• Até que ponto essas relações conflitivas tendem ao agravamento, podendo conduzir o grupo à desintegração?

PROCESSO DECISÓRIO• Como são tomadas as decisões no grupo?
• Com que freqüência as decisões são unilaterais, por imposição de quem detém o poder?
• É comum a decisão por votação, em que a maioria expressa sua vontade?
• Quantas vezes se posicionem, com mútuo?
• Qual a modalidade de tomada de decisões mais característica do grupo?

LIDERANÇA• Como é exercida a liderança? Quem a exerce? Em que circunstâncias?
• Quais os estilos de liderança mais usuais no grupo?
• Quais as relações entre líderes e liderados?
• Como se distribui o poder no grupo?

INOVAÇÃO• Como são recebidas as idéias novas, sugestões de mudança nos procedimentos?
• Até que ponto estimula-se e exercita-se a criatividade no grupo?


Todos esses componentes influem decisivamente para a definição de normas de funcionamento e concomitante estabelecimento do clima do grupo.
As pessoas que compõem o grupo trazem seus valores, sua filosofia e orientação de vida. A interação permite conhecimento mútuo e identificação de alguns pontos que servirão de base para a elaboração de normas coletivas, tácita e explícitas a dinâmica de grupo.