Sujestões para desenvolvimento de grupos!

O desenvolvimento dos grupos deve ser planejado, monitorado e revisto como qualquer outro processo que é gerido, só assim se conseguirá ter um controle do grupo, fazendo ênfase nos objectivos, tarefas, progressos, problemas, etc.

Um grupo deverá desenvolver-se baseando-se em três aspectos fundamentais: a comunicação, a colaboração e a coordenação que deverá existir entre todos os seus membros.

A comunicação deverá ser equilibrada, todos deverão participar nas discussões, os "fala barato" deverão conter-se e os "tímidos" deverão esforçar-se em participar. Tudo isto porque como alguém uma vez disse: falar é uma necessidade, escutar é um talento.

Cada vez mais é importante que um empregado possua capacidade para trabalhar em grupo e espirito de equipa, porque simplesmente é isso que as empresas querem dos seus empregados.

Sabendo ouvir, expressando claramente as nossas ideias, reconhecendo os méritos dos outros, criticando objectiva e construtivamente, sabendo enfrentar as falhas e confrontar ideias, evitando soluções simplistas, pensando sempre no grupo e nas tarefas a desenvolver; heis algumas das maneiras para contribuir para a formação de um grupo de trabalho bastante coeso e preparado, para resolver as tarefas que lhes sejam destinadas , de uma maneira rápida e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário